Quando o calor aperta - dicas em viagem

O verão é, por excelência, a época mais concorrida para viajar. É quando uma boa parte das pessoas tira férias, o que acaba também por coincidir com as férias escolares e, como tal, temos um boom de gente de férias nos meses de verão.
Quem costuma viajar nesta altura conhece a dificuldade que é lidar com o calor, numa boa parte do destinos do globo. Europa fora, por exemplo, chegamos a sentir-nos a sufocar e torna-se insuportável andar na rua nalguns horários.
Neste blog já dediquei um artigo a sugestões em dias de chuva e este será dedicado ao extremo oposto.
O que fazer quando o calor aperta?

1. Protetor solar em ação. Com o sol não se brinca. Antes de sair para a rua proteja-se com protetor solar e leve a embalagem consigo para reforçar a aplicação durante o dia. Opte por um bom fator de proteção e livre-se de óleos bronzeadores que só conduzirão a sua pele à "fritura". Eu uso sempre fator 50.
2. Chapéu na cabeça. Eu confesso que não sou o melhor exemplo de seguidora deste lema, pelo aquecimento que provoca, mas às vezes tem mesmo de ser.
3. Chapéu de chuva à mão. O que protege da chuva também protege do sol. Ter um chapéu de chuva pequeno dentro da mala dá muito jeito quando o sol aperta e protege bastante.
4. Roupa fresca e confortável. Vista-se de acordo com o dia que está lá fora, preferencialmente com tecidos adequados a uma transpiração ativa, que é na certa o que irá acontecer.
5. Calçado confortável. Para mim a parte mais difícil, dado que ainda não consegui encontrar uma opção 100% confortável para as viagens de verão. Os meus pés magoam-se facilmente com qualquer calçado, pelo que acabo por usar muito chinelos. O calor é amigo do inchaço. Ter pensos rápidos à mão pode ajudar no caso de ter uma ferida nos pés causada por calçado.
6. Garrafa de água na mochila. A hidratação é essencial. Deve ter sempre consigo uma garrafa de água na mochila, que poderá encher de novo em qualquer torneira, pelo menos nos países/regiões com água potável.
7. Alimente-se. Comece o dia com um bom pequeno almoço. Tenha snacks e fruta na mochila. O calor é amigo na pressão arterial baixa e se está em viagem sempre em movimento é natural que hajam quebras. 
8. Visitas in door na hora da sesta. A seguir ao almoço o sol não está para brincadeiras. É um bom horário para visitas interiores, o que também coincide com menos afluência de gente dado que o horário mais concorrido é sempre no período da manhã. Se está num roteiro menos cultural e mais de natureza ou apenas descanso, aproveite e renda-se à sesta.
9. Pare para recuperar forças. Pare e descanse um pouco. Procure sentar-se e aliviar as pernas, quiçá até numa esplanada local com um daqueles sistemas de refrigeração por borrifos, a beber uma bebida fresquinha. 
10. Procure sombras. Nalguns horários isto vai ser um desafio. Ainda assim, procure circular pela sombra e proteger-se do sol. A sua saúde agradece. Nalguns casos, poderá ter um parque ou um jardim por perto e porque não descansar um pouco numa relvinha à sombra?
11. Procure A/C gratuito. Se está numa zona de comércio, dê uma espreitadela dentro das lojas e usufrua de um pouco de ar condicionado grátis. Nada de abusos se sofrer de problemas respiratórios como rinite ou sinusite.
12. Abuse dos transportes públicos. Se tiver transportes públicos à mão e, se a sua próxima visita não é por perto, não hesite e recorra à rede de transportes públicos da localidade, preferencialmente devidamente estuda com antecedência para perder o mínimo de tempo possível.
13. Pesquise as previsões atmosféricas antecipadamente. Conheça as temperaturas e o estado do tempo com a antecipação necessária para adequar o seu roteiro a essa informação. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!