Afinal Maiorca é muito mais do que praia

A ilha de Maiorca no arquipélago das Baleares, em Espanha, é frequentemente conhecida pelas suas praias de água quente na época balnear, pelo seu ambiente noturno, revelando-se uma alternativa às Caraíbas com custos de viagens mais reduzidos.
O que a maioria das pessoas que visitam a ilha desconhecem é a quantidade e diversidade de atrativos na ilha, completamente fora dos pontos de concentração habituais em Magalluf e S'Arenal.


1. Cap de Formentor: Marca o extremo norte da ilha e o seu ponto mais alto está 384m acima do mar. Percorrer as suas sinuosas estradas até alcançar o seu farol é um deleite para os olhos, com oportunidade para paragens nos diversos miradouros que oferecem as mais incríveis vistas.










2. Valldemossa: Ideal para incluir num roteiro cultural, a localidade tornou-se muito conhecida por nela terem vivido durante uns meses Frédéric Chopin e a sua amante da altura, Georges Sand. Supostamente ia para lá curar uma tuberculose, mas o tempo nesse Inverno esteve péssimo o que não ajudou. Além disso houve mais um conjunto de frustrações entre os dois e dos dois com os locais, o que levou a que a escritora deixasse na sua obra "A Winter in Majorca" um retrato negro da estadia na ilha. O livro é vendido em várias lojas da localidade e este romance com um céu negro tornou-se num dos ex-libris da pitoresca Valldemossa. Imperdíveis experiências são passear pelas suas pitorecas ruas, a visita à Reial Cartoixa (local onde Chopin e Sand teriam residido durante a sua estadia em Maiorca) sem perder o concerto de piano que decorre nalguns horários.











3. Palma de Majorca: A capital da ilha é, também, o seu ex-líbris cultural , combinando tradição e modernidade num equilíbrio perfeito. Aqui o melhor será não poupar nos trocos e investir nas visitas interiores que valem efetivamente a pena, como a Catedral, o Palau de Almudaina e o Castell de Bellver. Agradáveis, igualmente, serão um passeio pelo Parc de la Mar, pelo Passeig de Born e parar para tomar algo na Plaça Major.









4. Soller e Port de Soller: Estas duas localidades ligadas por Ferrocarril acrescentam charme à ilha, com cenários típicos e pitorescos. Faça a viagem de ferrocarril, depois de um passeio pela zona marítima de Port de Soller e, não deixe de entrar na Iglesia de Sant Bartomeu antes de rumar a Palma no tren de Soller.









5. Lluc: A localidade de Lluc acolhe o Mosteiro com o mesmo nome, sendo um local de paragem ideal em plena serra, longe da confusão das praias e interessante para explorar o seu interior.






6. Porto Cristo: Localidade conhecida pelas suas grutas, sendo as mais populares as Cuevas del Drach. A visita é guiada e no final há um concerto de música clássica a bordo de pequenas barcas que circulam na lagoa das grutas. Antes da saída é possível fazer um pequeno trajeto dentro das barcas.






7. Sa Calobra: Ponto de partida ou chegada para um passeio de barco, é um dos locais onde a beleza do azul do mediterrâneo se torna mais evidente. Embora sem areia, existe uma praia onde é possível ir a banhos, junto ao Torrent de Pareis. 








8. Alcúdia: Histórica localidade amuralhada e cheia de vestígios arqueológicos. Os seus edifícios apresentam-se com boa conservação com um toque medieval.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!