Bélgica?? Mas o que é que há na Bélgica?

Ora vamos lá falar sobre um destino que quando é abordado por mim em conversas com amigos me perguntam: Bélgica?? Mas o que é que há na Bélgica? A resposta poderia ser: Vão lá e descubram. Mas eu vou ser uma "mãos largas" e vou a dar aos leitores (espero que entre eles estejam as pessoas que já me fizeram esta pergunta) a oportunidade de ficar com um "cheirinho" das autênticas relíquias que este país pequeno e fantástico tem para nos dar a conhecer.

Bruges
Mal aqui se entra, nunca mais se quer sair. Bruges é provavelmente uma das cidades mais românticas e pitorescas da Europa, com uma energia única.
Com diversos pontos de visita imperdíveis (explorados em breve num artigo exclusivo), esta pérola flamenga transporta subtilmente o visitante para o ambiente medieval num ambiente mágico.
Passear de barco pelos canais é uma das experiências a não perder neste ambiente de encantar.






Gante
À semelhança de Bruges, também Gante revela a glória da Flandres, com os seus cenários idílicos. Quem nunca visitou nenhum dos países baixos, certamente ficará encantado e contagiado pelo ambiente desta cidade medieval, que possui um dos mais belos castelos da região e uma arquitetura de excelência.
Perca-se no centro histórico sem horas marcadas e desfrute da beleza e do movimento da cidade.



Antuérpia
Conhecida pelo seu porto, Antuérpia é muito mais do que um pólo comercial. Antuérpia afasta-se um pouco das anteriores cidades flamengas pelo ambiente único de gente de todos os lados que por aqui circula. O centro histórico reúne uma grandiosidade imensa, sendo que a beleza maior se ergue (como é típico nas cidades flamengas) na praça principal da cidade conhecida por Grote Markt.




Dinant
O ex-libris da Valónia. Conhecida pela sua cidadela e pela sua Catedral - Collégiale Notre Dame -, teve um destaque importante na 1ª guerra mundial com a invasão dos alemães em 1914 que provocou o maior dos massacres desse ano. Pitoresca e de cenários impressionantes, esta cidade merece sem dúvida uma visita. Outra visita aconselhável será o Museu da Leffe, mais que não seja para a prova de três especialidades de cerveja.




Bruxelas
Não sendo de todo desinteressante, Bruxelas é provavelmente a menos interessante das cidades belgas aqui mencionadas. Terra de todos e de ninguém, é uma cidade cheia de imigrantes do Magrebe e de imigrantes europeus, especialmente pelo facto do parlamento europeu estar aqui sediado. A Praça Principal é, mais uma vez, lugar de destaque acolhendo os principais e mais belos edifícios da cidade. Perto desta zona pode-se encontrar a famosa estátua do menino que faz chichi, pouco interessante a meu ver. Reza a lenda que esta criança terá procedido à extinção de um fogo na cidade com a sua urina, daí se ter tornado uma imagem de marca.
Ainda no centro da cidade podem encontrar-se o Palácio Real, o Museu Real Das Forças Armadas e da História Militar e o Parque Cinquentenário. Já mais remotamente podem visitar-se a imensa Basílica do Sagrado Coração e o vizinho Parque Elisabeth. Já quase no extremo da cidade estão os conhecidos Atomium e Parque Mini Europa onde existem diversos monumentos europeus em miniatura. 















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!