Cascatas de Ouzoud - maravilha natural

A 150km de Marraquexe está situada uma das suas mais belas paisagens naturais da região. Essa paisagem maravilhosa é a das Cascatas de Ouzoud, também conhecidas pelas Cascatas da Oliveira, dado que ouzoud na língua berbere significa azeitona.
Ao fazer pesquisas para visitar a região de Marraquexe e o sul de Marrocos, dei com artigos desta maravilha local que atrai muitos locais e já se vão vendo grupos de turistas que não querem deixar de passar por aqui.
O acesso turístico é normalmente feito de carro, próprio ou alugado, ou através das agências locais que vendem excursões de um dia, que foi o nosso caso.
Chegados ao local começamos a vislumbrar a altura imensa das casacatas - cerca de 110m - e começamos a descer a escadaria, parando frequentemente para dar uma vista de olhos nos artigos à venda no local. Era domingo e as cascatas estavam a abarrotar de visitantes, alguns para irem a banhos, mas a maioria não. A cor da água não era convidativa, ou pelo menos não para nós.
Chegados à parte mais baixa das cascatas, já junto ao lago, observámos uma espécie de jangadas, de construção artesanal feita com um estrado de madeira apoiado sobre bidões e com umas cadeiras em tons rosa, que davam um ar alegórico à invenção, mas muito vivaz e engraçado.
Não resistimos à ideia de andar naquele engenho e pedimos ao nosso guia para negociar o preço de uma voltinha. Ficou a 10 dirhams por pessoa (cerca de 1€). Lá subimos para a bela da jangada e fomos vendo o "remador" a aproximar-se da queda de água. Pois é. Ele fez mesmo questão de nos levar às cascatas propriamente ditas e deu-nos o que ele chamou de banho berbere. E foi um banho bem regado e gelado! Uma molha valente!
Saídos a pingar da embarcação, demos um passeio por "pontes" improvisadas com tábuas corridas já quase a vergar. Parecia avizinhar-se um novo banho, mas safámo-nos à risca.
Terminámos a visita às cascatas com um belíssimo almoço num restaurante local, em que eu provei as melhores brochettes (espetadas) de frango de Marrocos. Os restantes foram para uma tagine de cabra, mas eu como não sou fã de carnes com sabores intensos torci o nariz. Creio que a refeição completa ficou por aproximadamente 50 dirhams, o que para a qualidade da comida é perfeitamente justo, ou pelo menos para nós estrangeiros é.





















Antes de regressarmos a Marraquexe o nosso guia levou-nos a Demnate para conhecermos a ponte natural de Imi n'lfri, um lugar absolutamente extraordinário.




Um dia muitíssimo bem passado num país de uma beleza extraordinária, com uma diversidade de cenários surpreendente. Boas viagens a todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!