Coliseu de Roma VS Anfiteatro de El Jem

Todos conhecemos a imponência do império romano e prova disso são todas as ruínas espalhadas pelo antigo território do império.
Entre toda a oponência monumental, há espaços que merecem destaque e há dois que perdurarão para sempre na minha memória - Anfiteatro de El Jem e Coliseu de Roma (Anfiteatro Flávio).
Devo confessar que o primeiro é o meu preferido. Talvez por ter sido o primeiro que conheci, talvez por ser mais "explorável" que o segundo, dado que muitos dos lugares no de Roma estão interditos ao visitante comum. Independentemente das preferências são, indubitavelmente, dois testemunhos de grandeza e notoriedade, aliados a uma beleza imensa.

O anfiteatro de El Jem, situado na localidade com o mesmo nome na Tunísia, teve a sua construção iniciada no ano 230 d.c. e é o terceiro em tamanho na lista de anfiteatros romanos (o maior é o de Roma, seguindo-se o de Cápua), contando com capacidade para 35000 espetadores. Calculam-se que neste espaço tenham decorrido os habituais espetáculos romanos de entretenimento na época tais como corridas de cavalos e lutas de gladiadores. Acredita-se que a sua construção nunca tenha sido terminada e há uma parte da sua fachada que foi "retirada" progressivamente por motivos diversos, sendo alguns deles a utilização da pedra para a construção da cidade de El Jem e da Mesquita de Kairouan. Apesar de tudo isto o recinto encontra-se bem conservado. O espaço é ainda hoje utilizado para receber anualmente o Festival Internacional de Música Sinfónica e é fortemente visitado por turistas ao longo do ano. A exploração do espaço é praticamente total, podendo-se aceder à maior parte dos andares, à arena e até mesmo ao fosso dos leões. Foi considerado património mundial da UNESCO em 1979. Ao redor da fachada é possível observar o trabalho de mosaico, típico desde a era romana. Foram encontrados alguns mosaicos na cidade que estão em exposição no museu da cidade, no museu de Sousse e no prestigiado museu do Bardo, em Tunes.















O Coliseu de Roma, também designado Anfiteatro Flávio, é ligeiramente mais antigo, estimando-se que a sua construção tenha decorrido quase no final do século I d.C. É, muito provavelmente, o maior símbolo romano presente nos dias de hoje e recebe diariamente uma quantidade gigantesca de turistas, sempre rodeado de gladiadores a tentarem trapacear o turista (neste programa de TV pode encontrar essa informação no episódio de Roma). É o maior dos anfiteatros romanos, o mais importante e o mais conhecido. A sua construção foi iniciada no ano 68 d.C. por ordem de Vespiano, ficando concluída 11 anos depois. Após ter deixado de ser usado como local de entretenimento, o espaço teve vários fins e foi, inclusivamente, pilhado. Os terremotos ocorridos também foram deixando algumas marcas. Atualmente estão identificadas múltiplas fissuras que carecem de urgente conservação. 






















Ambos são locais de visita que nos fazem sentir pequenos e que nos demonstram porque viajar vale a pena. Votos de boas escapadinhas e escapadelas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!