Manchester = Cultura grátis

Viajar acarreta, invariavelmente, custos e uma parcela que se pode tornar considerável é a das entradas pagas. 
Antes de viajar todos nós temos em vista algumas das atrações que não queremos perder, se não até um roteiro pré definido para visitar o destino e procuramos saber o custo das respetivas entradas, critérios de redução e até mesmo opções de dias ou horários gratuitos, fazemos contas e enquadramos a despesa no orçamento de viagem.
O que é fantástico de saber é que há locais onde esse critério não é sequer motivo de preocupação, dado que as entradas são sempre gratuitas a todos, sem qualquer critério. O Reino Unido dá-nos excelentes exemplos disso. Em Londres, a título de exemplo, entramos em museus públicos esplêndidos como o British Museum, o National History Museum entre muitos outros que merecem claramente uma visita, de forma totalmente grátis. Este é um conceito que me atrai imenso - a cultura ser totalmente acessível para todos, independentemente das possibilidades económicas de cada um. É a inclusão no sentido pleno da palavra.
Outro excelente exemplo disso é a cidade de Manchester que permite desenvolver um roteiro 100% free of charge. Em janeiro aproveitei um fim de semana para visitar a cidade e feitas as contas foi a viagem mais barata de sempre fora das fronteiras de portugal continental, pois além das entradas terem sido gratuitas, os voos foram conseguidos a muito bom preço, o hotel também e, para finalizar, existe um passe de fim de semana para famílias com um custo muito económico que permite ser utilizado logo a partir do aeroporto. 
Deixo, agora, uma lista de entradas totalmente grátis na cidade:

1. MOSI - Museum of Science and Industry















2. Imperial War Museum North









3. John Rylands Library









4. People's History Museum








5. Manchester City Council









6. The National Football Museum










7. Manchester Art Gallery







8. Manchester Cathedral














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!