JÓIA (QUASE) DESCONHECIDA

Praga é uma cidade cheia de tesouros, uma boa parte deles visíveis aos olhos de todos os que a atravessam.
Contudo, já fora do centro da cidade, existem autênticas jóias desconhecidas pela maior parte dos turistas que se concentram em atrações mais centrais. Uma dessas jóias é Palácio de Tróia, ou em checo Trojský Zamek, também conhecido pela Versalhes de Praga. 
Este palácio foi mandado construir pelo conde Wenceslas Sternberg, que abriu uma faixa nos campos de caça reais, para construir um palácio de verão. A obra iniciou-se em 1679. Inicialmente a construção era de inspiração italiana, à semelhança do seu primeiro arquiteto. Com a morte deste, o projeto ficou à responsabilidade de Jean-Baptiste Mathey que deu à construção um toque de inspiração francesa. 
Existem vários pontos a destacar na arquitetura deste espaço, tais como um jardim francês formal que conduz à escadaria com estátuas mitológicas. A meu ver, as grandes mais-valias do palácio são sem dúvida as pinturas checas do século XIX na maioria das salas, de vários temas, que deixam deslumbrado qualquer visitante. A atração principal no interior é o grande salão, cujas pinturas são da autoria do flamengo Abraham Godyn. É, ainda, possível observar acima da porta principal algumas referências aos brasões das famílias reais europeias, inclusivé a portuguesa.
Para chegar de transportes públicos a este local é simples. Metro até Nádraží Holešovice e dessa estação apanha-se o autocarro 112 que se dirige ao Zoo. O Palácio fica precisamente em frente.


























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!