Viagem com chuva: O que fazer?


Já aconteceu provavelmente a muitos de nós sermos surpreendidos (ou menos surpreendidos) com uma bela chuvada em viagem. Achamos sempre que é uma chatice, sentimos que ficamos com os planos estragados, que vamos ver menos que o planeado e sentimos a frustração decorrente das coisas não terem fluído conforme tínhamos idealizado. 
O que fazer então?

  • Fazer o planeamento das visitas com flexibilidade suficiente para mudar os planos se necessário. Se na quarta feira vai chover e na quinta feira não, porque não trocar os planos entre si desses dois dias de visita?
  • Pesquisar o tempo para o local das visitas. Antes da viagem consulte as previsões atmosféricas on line e prepare a sua mala de acordo com esses dados, bem como o seu roteiro. Já durante a viagem, atualizar essa informação é sempre boa ideia.
  • Ter um guarda chuva pequeno e roupa/calçado apropriados para a chuva. Nem sempre a chuva é intensa ao ponto de impedir a continuação das visitas. Basta estar preparado com o equipamento necessário e seguir os planos previstos.
  • Aproveitar para fazer visitas in door. Quando chove os museus, igrejas e outros monumentos fechados parecem sítios fantásticos para se estar. São como um abrigo perfeito e em simultâneo abrem portas à cultura, enriquecendo a viagem. 
  • Beber e/ou comer uma especialidade local. Aproveite essa interrupção de planos para fazer uma pausa dedicada à gastronomia, desfrutando da tranquilidade do momento.
  • Utilizar os transportes públicos para se deslocar. Os transportes públicos são sempre uma mais valia para as deslocações, quer para nos poupar um pouco os pés e as pernas, quer para nos integrarmos no dia a dia dos locais. Quando chove são, também , uma excelente alternativa para nos escaparmos à "molha" nalguns trajetos.
  • Ir para o hotel mais cedo. Vá para o hotel mais cedo e aproveite para fazer as alterações de planos viáveis no seu roteiro. Aproveite para tomar um bom banho e descansar um pouco, revitalizando forças para quando o tempo melhorar.
  • Aceitar que não podemos controlar tudo. Paciência. Fica para uma próxima oportunidade se possível.
No Pico do Arieiro, na Madeira

Visita em dia de chuva ao templo Jing'an, em Xangai

Na Place de La Concorde, em Paris

Em Roma, no Coliseu

Junto ao Mercado Central, em Budapeste



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!