IGUARIAS LOCAIS - MARROCOS

Não é, certamente, segredo para quem me conhece que comer é coisa que aprecio seriamente.
Em viagem não é exceção. É certo que os orçamentos de viagem têm de ser quase sempre esticados até ao limite e admito que o supermercado mais próximo do hotel é sempre um "fiel amigo" para não ultrapassar o budget definido. Contudo, não dispenso a prova das iguarias locais que enriquecem a lista de motivos pelos quais visitar um destino. Tenho uma lista para vários paladares, mas tenho também a dificuldade de indicar preferências absolutas. Nesta primeira abordagem ao mundo gastronómico, seguem os sabores de Marrocos.

 CHÁ DE MENTA
É, provavelmente, o embaixador da hospitalidade marroquina. Quase que não há local onde se entre (especialmente hotelaria e restauração), em que não nos seja oferecida esta delícia de bebida quente, que em nada se compara àquela coisa que vem dentro de saquetas e se compra no supermercado. 
Nem sempre o chá é exclusivamente feito com menta. O paladar denota a existência de outras ervas, que uma leiga no assunto como eu não consegue identificar. 
A forma como é servido, por quem sabe fazê-lo, reforça o seu charme.

Chá de menta e biscoitos à chegada - Riad Rose du Desert, Marraquexe

Chá de menta à chegada - Auberge du Sud, Merzouga

SUMO DE LARANJA
É a bebida refrescante e nutritiva por excelência para todos os que chegam à Jemma El Fna ou em qualquer pequeno almoço. A oferta parece quase inesgotável e o preço fixo - 4 Dh. Pessoalmente, não sou grande fã de grumos e caroços, pelo que não fiquei deveras impressionada. Na última noite de estadia lá bebi um que me agradou, mais "filtrado".

Banca de venda de sumo - Praça Jemma El Fna, Marraquexe

CARACÓIS
Existem às dúzias na maior praça do norte de África - Jemma El Fna - e espalhadas em número considerável por Casablanca, as bancas que vendem um dos petiscos mais apreciados pelos portugueses - caracóis. O aspeto e a fragância apelam ao visitante, já o sabor desilude. Falta apurar o tempero...

Caracóis - Praça Jemma El Fna, Marraquexe


PANQUECAS MARROQUINAS
 As panquecas marroquinas são um item obrigatório em qualquer pequeno almoço no sul do país.  Eu deliciei-me a comê-las e o sabor destas apresenta um fator de conforto quase inexplicável. São como comida de casa, sem nunca terem sido feitas na mesma (não na minha, pelo menos). Têm, geralmente, forma de quadrado e encontram-se também à venda nas ruelas da medina de Marraquexe. Estaladiças, crocantes e saborosas, fazem as delícias de locais e visitantes.

Panquecas ao pequeno almoço - Riad Rose du Desert, Marraquexe

Panquecas ao pequeno almoço - Riad Bouchedor, Ouarzazate


Panquecas ao pequeno almoço - Acampamento beduíno, Erg Chebbi


TAGINES
Tagine é um prato típico em diversos países do norte de África e é também o nome do utensílio em que o prato é confecionado, sendo composto por um prato e uma tampa em forma de cone, regra geral uma peça de barro. A viagem pelo sul de Marrocos deu-me a conhecer os seus sabores, que podem ser diversos. Provei imensas, mas tenho de confessar uma predileção por uma tagine de vaca e frutos secos, com acabamento de ovos cozidos e sementes de sésamo, que comi algures num lugar perdido na Cordilheira do Atlas. A suculência da carne a separar-se do osso foi uma experiência quase em primeira mão para mim, que penso nunca ter visto carne de vaca de tão boa qualidade. Isto para não falar no sabor rico e na textura tenra.
Existem tagines de tudo e mais alguma coisa: legumes, frango, cabra, vaca, peixe (sardinha enlatada)... mas creio que os segredos são os temperos.
Em Marraquexe, particularmente, creio que há um ambiente propício a comer uma tagine ou outro prato típico, dado que se come no caos e o caos desta cidade tem o seu encanto. Burros, motas, carros e pessoas transitam desordenadamente, turistas envolvem-se neste ritmo próprio, cheiros de especiarias, cozinhados e poluição convivem em paralelo.
Comprei uma tagine para cozinhar em casa, mas confesso que ainda não a estreei... 

BROCHETTES
A primeira vez que ouvi tal palavra, julguei estar a ouvir falar das famosas bruschetas - aquelas fatias de pão que levam tomate picadinho por cima e um fio de azeite (ou muitas outras variantes) - e estava eu totalmente equivocada. A palavra é francesa e não italiana e daí a minha confusão. Brochettes são, afinal, espetadas e são mais uma maravilha gastronómica de Marrocos.
Só encontrei de frango. Regra geral, são pinceladas com açafrão (que parece que anda ao preço do ouro - 8000€/Kg) e daí o seu aspeto amarelado. Comi as melhores num restaurante das Cascatas de Ouzoud e as piores na Praça Jemma El Fna, na banca nº1. Deu-me ideia que já estavam feitas há bastante tempo e que teriam sido reaquecidas, o que as teria ressequido.

SALADAS
Quentes e frias, são quase obrigatórias em todas as refeições. Incluem legumes diversos, arroz, batata, mas o que as pode diferenciar, além da temperatura, é o tempero. Confesso que não fiquei fã, mas que achei a salada mais tolerável na noite passada no deserto, confecionada pelos berberes que vivem no próprio acampamento.

Tagine de legumes (canto inferior direito), salada de tomate (centro) e Brochettes (canto inferior esquerdo) - Praça Jemma El Fna

Tagines de frango (esquerda) e vaca (direita) com frutos secos. A da direita foi, em toda a viagem, a minha tagine de eleição - Alto Atlas

Salada quente - Alto Atlas

Salada fria - Riad Bouchedor, Ouarzazate

Tagines de frango (direita) e vaca (esquerda) no acampamento beduíno - Erg Chebbi


Tagines ao lume - Cascatas de Ouzoud

Tagine de cabra e brochettes - Cascatas de Ouzoud

Salada fria - Cascatas de Ouzoud

Brochettes, salsichas e salada de tomate - Mellah (Bº Judaico), Marraquexe

Salada fria - Restaurante panorâmico, Praça Jemma El Fna, Marraquexe

Tagine de Frango - Restaurante panorâmico, Praça Jemma El Fna, Marraquexe


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!