Programas de TV sobre viagens ou destinos

Sou, sem qualquer margem de dúvida, uma fã assumida de programas de TV sobre viagens ou destinos. Vou descobrindo programas novos nos quais vou recordando destinos já visitados e fazendo stock de informações sobre destinos aos quais ainda não tive oportunidade de chegar.

Para quem acompanha no Cabo o canal Globo (não sei bem, mas acho que é um exclusivo NOS), têm surgido diversos formatos que permitem irmos viajando no sofá, o que nunca é uma má experiência.

Eis alguns programas sobre viagens exibidos pela Globo:


  • Vai pra onde?

Apresentado por Bruno de Luca, o programa já teve várias séries e percorreu vários países. Na única temporada exibida em Portugal (que ainda decorre) constam destinos como Dinamarca, Suécia, Bélgica e Holanda. O episódio de Dinant (Bélgica) deixou-me com imensas saudades do local.



  • Lugar Incomum

Apresentado por Didi Wagner, o programa já teve diversas temporadas, sendo que cada uma corresponde a um país. Terminou recentemente em Portugal a exibição da temporada deste programa sobre a Suiça, em que a apresentadora correu o país recorrendo a diversos meios de transporte e sugerindo múltiplas experiências.



  • Anota Aí

Neste formato a apresentadora Titi Müller faz listas de top ten, não por destino, mas por tipo de experiência - exemplos: as dez comidas mais estranhas que você alguma vez vai provar, as dez montanhas russas mais loucas do mundo, etc. A série não está a ser exibida em Portugal atualmente.



  • Pedro Pelo Mundo
Estreia hoje em Portugal, às 15h40, pelas mãos de Pedro Andrade. Confesso que estou bastante curiosa por acompanhar esta série, pois pela apresentação parece ser um programa para abrir mentes e não apenas para fazer check lists de pontos turísticos.

Fora da Globo encontramos, obviamente, um leque muito grande de programas que podem servir de inspiração a uma nova viagem.

  • Especial Turismo
Ainda no âmbito dos programas em Português, estão no Youtube vários episódios de um programa chamado "Especial Turismo" da brasileira TV Poços, apresentado por Ildeu Pereira. Este programa revelou-se bastante útil no planeamento da minha viagem a Budapeste, pois foi através deste que fiquei a conhecer o Boscolo Café, uma visita imperdível na cidade. Naturalmente, muitos outros destinos foram visitados pelo programa, como tal há sempre muito a explorar. 

  • Boarding Pass

Continuando em português, já tivemos a passar na nossa Sic Mulher o programa Boarding Pass, apresentado por Ana Rita Clara, com o patrocínio da Low Cost Easyjet. O programa teve muitas críticas por muias vezes estar mais baseado em compras do que atrações. Por esse motivo ou talvez por outros, o programa ficou-se pela primeira temporada.



  • No Reservations

Para sugestões gastronómicas e não só, o chef Antony Boudain revela-se um ótimo guia de viagem neste programa que nos leva às entranhas da cultura local de muitos países muito fora, embora a série tenha terminado em 2012. Em Portugal o programa pode ser visto, creio eu de quando a quando, na Sic Radical.



  • Le Maroc que j'aime

Uma série muito interessante para quem quer explorar Marrocos é Le Maroc que j'aime. A série leva o telespectador a todos os cantinhos do país. O único senão é mesmo o programa ser falado em árabe. Apresentado por Ibtissam Koutaibi. 



  • Scam City

Outro programa sobre o qual já escrevi um artigo aqui no blog foi o Scam City, o programa ideal de prevenção antes de ir a qualquer lugar. Cada episódio é sobre um destino diferente e nele são apresentados os esquemas locais para enganar turistas. Na apresentação está o britânico Conor Woodman.


Além dos programas sobre viagens, há diversos documentários sobre destinos, no qual os protagonistas são os habitantes (migrantes) locais.



  • Portugueses Pelo Mundo

Provavelmente um dos melhores programas de serviço público na Televisão Portuguesa. A RTP leva-nos a diversos destinos pelas mãos dos nossos expatriados. Atualmente estão a ser exibidos episódios na 8ª série na RTP1.




  • O Mundo Segundo os Brasileiros

Semelhante ao formato de Portugueses pelo Mundo aparece o Mundo Segundo os Brasileiros, naturalmente de origem brasileira e exibido pela Rede Bandeirantes. 



  • Españoles En El Mundo

O Españoles en El Mundo é um formato semelhante aos dois programas anteriores, mas com apresentadora. Exibido pela L1.



  • Madrileños Por El Mundo

Semelhante ao formato anterior, mas com migrantes da região de Madrid unicamente. Exibido pela Tele Madrid.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!