Viagens e lavar roupa em modo self-service

Não é novidade aqui no blog que gerir a bagagem nem sempre é um tema pacífico. 
Dos mais pragmáticos aos menos seletivos, todos acabam por ter problemas no que toca a gerir bagagem em viagens de longa duração. Levar uma mala de mão - cabin size - para uma viagem de 3 dias não exige uma gestão complicada dos pertences. 
Contudo, se passarmos de 3 dias para 3 semanas, teremos a necessidade absoluta de pensar como ter roupa limpinha (e preferencialmente cheirosa...) durante tanto tempo longe de casa.
Bem, há sempre quem esteja em casa de familiares ou amigos, ou ainda quem esteja em a viajar com sistema de alojamento couchsurfing, ou até quem fique em hostels onde por vezes existem máquinas de lavar roupa para desenrascar a situação. 
Mas, para todos a quem isto não acontece, há que pensar se querem viajar com 23kg (ou até mais), ou querem poupar as costas na parte do quase arrastar a mala ao longo de longas 3 semanas de um lado para o outro. Chega então a altura de considerar o serviço das lavandarias self service, tão na moda cá para o território tuga, mas igualmente popular em muitos outros destinos mundiais (EUA, Canadá, Austrália e pelo menos numa boa parte dos países desta Europa fora). Estes espaços além de cheirozinhos, costumam ter wi-fi grátis para ajudar a passar o tempo da lavagem/secagem, o que é uma mais-valia.
De grosso modo, para poupar as costas e manter a espinha dorsal em modo saudável, é aconselhável optar por menos peso na bagagem e perder umas horitas da viagem para lavar a roupa (atenção às misturas de cores, pois pode sair disparate). Por vezes, umas moedas chegam para pagar o serviço, embora lavagem e secagem costumem ser pagas à parte.
Chegamos agora a outra dúvida: "Então e passar? Ou vou ter de andar com a roupa toda amarrotada?". Nada disso. Para quem não sabe, uma boa parte das peças já sai da secagem com poucos ou quase nenhuns vincos. Mas para os mais exigentes que levaram a camisa das reuniões de trabalho para a viagem, podem sempre pedir o ferro emprestado ao hotel. Sim. Os hotéis na sua grande maioria já têm uns para emprestar (já tive até casos em que estavam dentro do roupeiro do quarto em conjunto com a tábua). Ainda assim, a melhor opção é viajar com peças que não se amarrotem muito, o que facilita tudo.
Para os que pretendem viajar leves, mas não empreender o esforço da lavagem self service,poderão sempre recorrer ao serviço de lavandaria do hotel, com preços mais salgados, é claro.
Boas viagens e boas lavagens!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!