Crianças e viagens

Viajar é o tipo de experiência que marca todos os que a vivem. As crianças não são exceção. 
É comum ouvirmos pais a comentar que provavelmente não vale a pena levar os miúdos na viagem, porque eles não vão aproveitar, não se vão lembrar da experiência no futuro, que vão se aborrecer e aborrecê-los a eles, que não vale a pena esse gasto...enfim. 

Não sou mãe. Contudo, sou professora há mais de uma década e observo o brilho nos olhos dos pequenos que põem o dedo no ar não conseguindo aguardar a vez de intervir quando se trata de partilharem com os restantes um ou outro sítio que já conheceram. Também observo os viajantes de palmo e meio que vou encontrando nos meus destinos e pelo que constato estão nas suas sete quintas, muitas vezes interagindo com crianças locais, sem falarem sequer uma língua comum. Não é de espantar. Se todos nós procurarmos nas nossas memórias de infância, os passeios estão lá claramente definidos. Naturalmente a visão na infância de um determinado local é diferente da visão na vida adulta. No entanto, as sementes foram lançadas e o gosto por descobrir o mundo vai progressivamente crescendo e tornando-se num objetivo.

Acreditem os pais mais materialistas ou não, as crianças rapidamente esquecem um ou outro presente que receberam. Contudo, jamais esquecem um sítio que visitaram. Feitas as contas, levá-los a um sítio novo, nacional ou internacional, será sempre um investimento mais interessante e duradouro na memória que os ajudará a crescer conhecendo outras realidades e culturas, procurando compreender a existência de outros valores e outras visões de vida, sendo no entanto gratos pelas oportunidades que lhe vão sendo dadas. 
Viajar é bom...não privem as crianças dessa vivência!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

Malta, fomos a Malta!

I've climbed the wall...on a foggy day!